sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Masturbação



Adaptada do latim «masturbári» que quer dizer «esfregar com a mão», a masturbação é definida como a estimulação sexual dos órgãos genitais. Esta forma de proporcionar prazer em si próprio sem a participação de um parceiro pode, ou não levar ao orgasmo.
A masturbação deve ser encarada como uma forma alternativa de exprimir a própria sexualidade em situações de exploração do próprio corpo ou quando do isolamento de um parceiro sexual .

A idéia antiquada e sem fundamento de que a masturbação é prejudicial à saúde deve ser rejeitada pois se sabe que ela pode ajudar no conhecimento das nossas próprias respostas sexuais e na preparação do corpo para o contacto com um(a) futuro(a) companheiro(a).

A masturbação é usada há muito tempo e ainda hoje pelos terapeutas sexuais, como parte das técnicas de tratamento das disfunções sexuais masculinas e femininas.

A masturbação existe em todos os grupos de idades, desde as crianças aos idosos.Todas as formas de masturbação praticadas com a participação de um companheiro fazem parte dos jogos de amor e podem ajudar na excitação. A masturbação pode conduzir imediatamente ao orgasmo ou pode tornar-se um ato sensual, prolongando o prazer.

Um orgasmo experimentado por masturbação não difere do orgasmo alcançado nas relações sexuais. As contrações rítmicas da vagina e do pênis correspondem geralmente às das relações sexuais, tanto em número como em intensidade. Quanto às doenças sexualmente transmissíveis, a masturbação quando praticada entre parceiros não transmite o vírus da AIDS. Contudo, na presença de feridas abertas, deve evitar-se o contacto com os fluídos sexuais.

Esta forma de sexo é muitas vezes encarada de forma crítica, como uma prática perversa e vista como um substituto para um companheiro, criando-se assim um mito que nada tem a ver com a realidade.

MASTURBAÇÃO FEMININA: Constatamos em pesquisas próprias que a mulher se masturba bem menos que o homem e mais tardiamente em relação a idade.Isto ocorre pela rígida educação tida na infância e puberdade, acompanhadas de reprimendas ou castigos quando pegas mexendo nos órgãos genitais.Esta falta de exploração corporal e estes traumas podem deixar marcas psicológicas que podem inibir as respostas sexuais e a postura sexual da mulher no futuro.

MASTURBAÇÃO MASCULINA:Grande parte dos homens trava conhecimento com a masturbação antes da puberdade e muitos experimentam pela primeira vez um orgasmo desta maneira.Quase todos os homens se masturbam não só nos primeiros anos da puberdade mas também ao longo da vida.As emoções na infância e na puberdade após a masturbação são de negação,raiva,medo e culpa, provocadas pelos mitos e tabus que vem de muitas gerações passadas.


Mitos em relação à masturbação( todos falsos):

· A masturbação provoca cegueira ou esterilidade;
· faz crescer pelos nas mãos
· diminui a potencia sexual masculina ou feminina no futuro
· provoca espinhas no rosto
· a masturbação causa doenças físicas
· as pessoas casadas não se masturbam
· você pode ficar viciado na masturbação
· as pessoas idosas não se masturbam
· a masturbação leva a um rebaixamento na vida social de uma pessoa
· a masturbação é para pessoas que não tem parceiros
· a masturbação é um sinal de homossexualidade
· a masturbação é sinal de doença emocional
· a masturbação causa miopia; as mulheres não se masturbam
· só de olhar uma pessoa você pode dizer se ela se masturba
· excesso de masturbação faz com que o homem fique com falta de esperma
· a masturbação é sinal de que a pessoa é incapaz de manter relações sexuais

Só existe uma regra na sexualidade: tudo o que acrescente prazer e aumente o afeto é justificável desde que seja voluntário e espontâneo .Esta discussão não tem qualquer intenção de mudar opiniões ou costumes religiosos, e muito menos de induzir alguém à masturbação.O conhecimento científico dos fatos evita os danos físicos e psicológicos que muitas vezes atormentam e nos fazem sofrer .

Nenhum comentário:

Postar um comentário